“Este sketch fez parte de um espectáculo de revista (gênero teatral português) que esteve em cena no Teatro Maria Vitória, em Lisboa, no Parque Mayer. O título dessa revista era ‘Piratada à Porguesa’. A estreia desta peça, aconteceu em dezembro de 2008 e a última representação em junho de 2009. O texto foi baseado numa pesquisa feita por mim, porque queria muito chamar a atenção da sociedade para as pessoas ‘especiais’. O texto foi escrito por Francisco Nicholson com a minha colaboração. Por incrível que pareça as situações relatadas no texto (mesmo sendo algumas tão caricatas) foram vividas por algumas dessas pessoas especiais, que partilharam comigo as suas histórias. Recorri a ajuda da Federação Portuguesa de Surdos, da Liga dos Deficientes Motores, da Acapo (cegos) entre outras instituições. Espero que esta informação seja suficiente para o que pretende. Alguma dúvida disponha. Fico feliz que este trabalho tenha chegado ao outro lado do Oceano… Valeu a pena…Por tudo o que ele significa e significou para mim.” Texto do e-mail enviado por Marina Mota, atriz portuguesa.
“Piratada à Portuguesa! aborda os momentos mais importantes da actualidade política e social, como é característica da revista à portuguesa, com especial destaque para casos que nos rodeiam e a que nem sempre damos a devida atenção, para além de todo um aparato cenográfico e um moderno guarda-roupa, num com muita luz e cor e agradável música, segundo nota de imprensa.” Blog Guia dos Teatros
Indicação de leitura sobre inclusão:
VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de. A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas. Cadernos de Pesquisa. 40(139): 75-93, 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000100005&lang=pt acesso em 21 de outubro de 2010.
Pesquisa realizada por: Patrícia Denise Schmidt Costa – Curso de Artes
Nenhum comentário:
Postar um comentário